Talento Natural significa característica superior natural de cada um.

Todos nascemos com Talento Natural, muitos ainda o procuram, outros o encontraram e não lhe deram valor, outros o encontraram, investiram nele e seguramente são ou foram muito bem sucedidos.
Os Talentos Naturais são natos, porque são necessários para a vida.

Para aproveitar seus talentos não se necessita de nenhuma educação ou treinamento especial, mas necessita-se de orientação. Temos em nossa cultura algo que requer “mudança”. Nossos educadores e empresas sempre solicitam e cobram foco naquilo que somos ruins. As mentes e pessoas estão focadas nas debilidades e em como diminui-las. Ex: Se um aluno tira nota baixa em matemática, fica de castigo e as vezes os pais contratam até professor particular para ficar bom em matemática. Cerca de 80% dos pais e/ou educadores focam nas qualidades baixas e apenas 20% focam nas qualidades altas.

Acreditamos que os educadores e empresas precisam se concentrar no Talento Natural (qualidades altas) das pessoas. Dessa forma, o desempenho aumentará e os resultados serão superiores, além das expectativas.

Para tanto, sugerimos que as pessoas descubram seu Talento Natural e trabalhem em atividades que lhe tragam prazer, satisfação e orgulho, ou seja, aquilo que dá a impressão que ela “nem vê o tempo passar”.
Se a atividade que você está realizando te deixa triste e esgotado, as horas parecem não passar e você já não tolera as pessoas, sequer a  empresa, você está no caminho errado. Estas atividades não fazem parte do seu Talento Natural. Nesse caso é preciso procurar a área de RH da empresa e tentar uma recolocação ou oportunidade em outra área. Se acharem que não será viável, acredite em mim: busque outro trabalho. Seguir trabalhando em atividades que não lhe dão prazer causará fadiga, stress, e outras consequências maiores, como gastrite ou até depressão. Além disso, futuramente seu baixo desempenho poderá acabar em demissão.

Por outro lado, as empresas precisam incluir em seus processos de seleção itens como promoção, mapa de talento, plano de sucessão, mapa de mobilidade, entre outros. Colocar as pessoas com Talento Natural para a função e cargo certos, diminuirá o tempo de aprendizado, gastará menor tempo para realizar a atividade, melhorará a qualidade do trabalho e obterá um resultado superior em um menor espaço de tempo. Consequentemente diminuirá o custo de rotatividade e treinamento. Lembre-se: quando os deveres da função de alguém entram em conflito com suas características inatas, eles sofrem tensão e estresse que podem levar a conflitos organizacionais e exaustão de funcionários.

O Talento Natural está na vida! Descubra o seu poder!


mapeamentodeperfiltalentonatural avaliaçõesonline